Europa
Theresa May renuncia ao cargo de primeira-ministra
Líder do Partido Conservador do Reino Unido anunciou que deixará o governo no dia 7 de junho após fracasso no Brexit
A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou na manhã desta sexta (24) que deixará o cargo no próximo dia 7 de junho. Responsável pela condução do processo de saída do país da União Europeia, a líder do Partido Conservador estava sob pressão devido ao insucesso na negociação para deixar o bloco. Com a decisão, os conservadores iniciarão um processo para escolha de novo líder a ser anunciado até o final de junho.
Em comunicado público em que deixou de lado a tradicional personalidade fria com que lida com questões políticas, May assumiu que fracassou no diálogo com o parlamento britânico para convencê-lo de apoiar o Brexit. “Infelizmente não fui capaz de fazer isso. Tentei três vezes. Então, hoje eu anuncio que estou deixando a liderança do Partido Conservador e o governo na sexta-feira, 7 de junho”, declarou.
O processo para escolha do novo líder conservador deve iniciar no dia 10 de junho. O favorito ao cargo é o ex-ministro de Relações Exteriores e ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, que encabeçou a campanha para a saída do Reino Unido da União Europeia.
A oposição não concorda com a condução automática do representante do Partido Conservador como primeiro-ministro e pede a realização de eleições gerais.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário